Palpitação x Arritmia. O que é arritmia?

Publicado 25/06/2012
A palpitação é uma das principais causas de procura ao cardiologista tanto no pronto socorro quanto no consultório. A principal preocupação das pessoas que sentem palpitação é a possibilidade de ser uma arritmia, e isso é verdade. Muitas vezes, no momento da avaliação médica a pessoa já não sente mais palpitação e a confirmação diagnóstica não é tão fácil. Na verdade, até que se prove o contrário, a principal hipótese é uma arritmia transitória. Várias perguntas devem ser feitas para tentar diferenciar o tipo de arritmia, entretanto o mais importante é determinar se aqueles sintomas sugerem gravidade ou não. A partir desta definição, será  determinado se a investigação será possivel no consultório/clínica cardiológica ou se será necessária a internação do paciente em hospital para exames.  A maioria dos casos que se apresenta no pronto socorro com palpitação está relacionada às arritmias benignas transitórias e não requer internação hospitalar.

O que é arritmia ? O coração possui um ritmo constante e que é gerado num ponto específico do coração, chamado nó sinusal. É um estimulo elétrico que se propaga por todo o coração até o término do batimento e de seu relaxamento. Cada batimento é consequência de um estímulo elétrico gerado nesse local. Qualquer alteração ao longo desse trajeto de propagação do estímulo elétrico pode alterar o ritmo cardíaco, caracterizando a arritmia.

As arritmias podem ser classificadas em taquiarritmias (distúrbio do ritmo e aumento da frequência do coração ) e bradiarritmias ( distúrbio do ritmo e diminuição da frequência do coração ). Geralmente a palpitação é o principal sintoma das taquiarritmias. Tanto as taqui quanto as bradiarrtmias possuem diversos subtipos e cada um deles tem sua particularidade no tratamento.

As pessoas que sentem palpitação e na primeira avaliação médica com eletrocardiograma não é possível fazer o diagnóstico, devem ser encaminhadas para um cardiologista para proceder a investigação diagnóstica com exames específicos.

COMENTÁRIOS FACEBOOK:

História do Prêmio Nobel Publicado 10/12/2012
10 dicas para um sono melhor Publicado 16/08/2012
Remédios para dormir fazem mal? Publicado 05/08/2012
Exercite-se e ganhe saúde! Publicado 21/07/2012
Falta de ar. O que fazer? Publicado 16/07/2012
O que é hipertensão arterial? Publicado 20/06/2012
Dor no peito no Pronto Socorro Publicado 20/06/2012